Pesquisar

A Consultoria em Segurança do Trabalho ZAGO é um projeto sobre o objetivo de um profissional prevencionista que ao longo de 7 anos de experiência, percebeu a NECESSIDADE da prestação de serviços em Segurança do Trabalho oferecendo:

E Qualidade - no atendimento às exigências dos clientes, das Leis e Normas Trabalhistas

E Eficácia - na implantação de procedimentos que atendam às necessidades do empregador e dos colaboradores

E Responsabilidade - no cumprimento de prazos, no atendimento às Leis, Normas e nas necessidades do CLIENTE


A seriedade deste projeto será o diferencial entre a Consultoria ZAGO e a concorrência.

Sua confiança será o incentivo para que a Consultoria ZAGO continue em frente e vença todos os desafios propostos!



domingo, 21 de julho de 2013

CAIXA DE PRIMEIROS SOCORROS

Estou disponibilizando neste post, dicas sobre o que ter em sua caixa de primeiros socorros, itens importantes, mas que muitas vezes nos esquecemos. Ao lermos a apresentação, o que fica claro é a necessidade de guardarmos estes itens e compartilhá-los no nosso dia a dia. Obrigado!

Click na pasta para visualizar ou fazer o download    >>>>>>>



domingo, 14 de julho de 2013

FISCALIZAÇÃO DO USO DOS EPIS





Além da entrega gratuita dos EPIs aos colaboradores, precisamos fiscalizar frequentemente para saber se o EPI que foi entregue é o mesmo que está sendo utilizado. 









Empresas que costumam comprar EPIs de diferentes fornecedores e fabricantes, terá mais facilidade em identificar um colaborador com um EPI diferente do que aquele que lhe foi entregue, devido a grande variedade de modelos e CAs, já quando é feito o inverso disso, é um pouco mais complicado identificar um colaborador com um EPI que não foi entregue a ele.


Um exemplo bom é no caso de um acidente de trabalho, onde o pé de um colaborador é atingido e o mesmo que deveria estar utilizando um calçado de segurança com biqueira de aço ou equivalente, que lhe foi fornecido, simplesmente, achou um calçado de segurança que pensou ser mais confortável ou bonito, mais que não tinha a biqueira adequada, calçou e foi executar suas atividades.

O exemplo citado acima, é mais comum do que muitos imaginam. Existem muitos casos de colaboradores que perdem o EPI e não comunica, o que acorre a partir disso é que o primeiro EPI que ele encontrar pela frente, ele vai pegar, ao invés de comunicar a perda.  
Os responsáveis pela entrega de EPI devem ficar atentos, pois alguns colaboradores gostam de levar EPI pra casa, para utilizar, por exemplo, em pequenas obras ou reparos, e o que ocorre é na hora da substituição, ele vai procurar um EPI igual, que esteja jogado e vai pedir para substituir.

Para facilitar a fiscalização, disponibilizo uma planilha em Excel para este fim. Espero que ajude.




  

Click no link para baixar--->>>>

sexta-feira, 12 de julho de 2013

PLANILHA PARA APRESENTAÇÃO DE ORÇAMENTO SIMPLIFICADA

Pensei em um modo eficaz e simplificado de apresentar orçamentos, como por exemplo, para compra de EPIs. 

Percebi que eu tinha dificuldades em apresentar para a diretoria de uma empresa os orçamentos que eram necessários, eu estava enfeitando demais e com um empurrãozinho do meu Gerente, tive a ideia de montar uma planilha bem simples e objetiva.

A planilha com os orçamentos de alguns fornecedores (3 em média), precisava conter informações básicas, como Nome do fornecedor, Data do orçamento, Preço unitário, Quantidade solicitada, Preço total, Condições para pagamento e Quantidade em estoque. Então a mesma foi criada e aprovada, por isso gostaria de compartilhar e espero que ela seja útil.


Click aqui para fazer o Download do arquivo.

 

sábado, 6 de julho de 2013

Check List Compressor de ar

http://www.folhadaregiao.com.br/imagens/FOTO2-52860-2006-04-13-09:17.jpg
Clicando na imagem do compressor, você será direcionado a um vídeo de acidente envolvendo compressor, as imagens são muito fortes, provando o grande risco que representa a falta de manutenção deste tipo de equipamento.










Click no link abaixo para fazer o Download de um ótimo check list para verificação dos itens de segurança de compressores de ar.

Check List Conjunto Oxiacetileno

Pensando na redução dos riscos nas atividades envolvendo o conjunto oxiacetileno, disponibilizo um check list contendo os itens mais importantes a serem observados. Faça o Download clicando na imagem abaixo. 

sexta-feira, 5 de julho de 2013

RELACIONAMENTO, BRINCADEIRAS E RESPEITO NOS LOCAIS DE TRABALHO

Gostaria de contar um pouco do que vi nas diferentes áreas em que trabalhei, nos 13 anos de vida laboral.
Passei por indústrias metalúrgicas, comércio, marketing, construção civil, consultorias, fui officeboy e também motoboy, artista de rua e hoje atuo como Técnico em Segurança do Trabalho em uma empresa do ramo de Transportes. 

Da pra perceber que que fiz de tudo um pouco, não é verdade? Mas, não me queixo, conheci muita gente, muita gente mesmo, de todos os tipos, gente de bem, seres do mal, diferentes raças e credos. Isso, acrescentou ao meu currículo o dom de saber lidar com as pessoas, de por exemplo, falar sem querer alguma besteira e saber como se redimir, de olhar para uma pessoa e ver o lado bom dela e trabalhar isso, mais isso também trás um ponto negativo, que é enxergar longe demais as vezes, ver coisas que ninguém mais vê e muitas vezes ter que me calar, fingir que não estou vendo. Bom, mais vamos ao ponto principal do tema que é o relacionamento entre pessoas ou interpessoal, se preferirem.

Algumas cenas que vi no meu local de trabalho atual, entre alguns colaboradores me chamaram a atenção, pois são cenas que eu nunca havia visto dentro do local de trabalho, cenas que pareciam de pais e filhos se encontrando depois de um tempo sem se verem, com abraço, beijo no rosto como demonstração de carinho e respeito. Isso, sinceramente, eu nunca vi em nenhum outro lugar pelo qual eu passei, nem entre os melhores amigos, no máximo um aperto de mão e um tapinha nas costas.

Presenciei muita discussão, briga, xingamentos, pessoas que nem se cumprimentavam com bom dia ou boa tarde, que olhavam para os outros com cara feia, se alguém fizesse uma brincadeira de mal gosto, não sabiam conversar, já queriam logo partir para a ignorância. Conheci pessoas que se davam bem com todo mundo e outras que eram odiadas por todos no ambiente de trabalho.

Muitos podem discordar, mais a coisa mais saudável que existe dentro do ambiente de trabalho é a brincadeira com limites, brincar é sempre bom, desde de que não atrapalhe e não prejudique nada, nem ninguém. Tentei, por inúmeras vezes coibir as brincadeiras nos locais de trabalho e vi que não dava resultado, então mudei a estratégia, entrei na brincadeira também e dessa forma consegui impor limites, como a hora de brincar e a hora de se atentar ao que está fazendo, pois uma distração pode ser fatal. 
Se eu estivesse atuando hoje na industria metalúrgica, eu me preocuparia com as brincadeiras de mão, que os colaboradores adoram e que normalmente não acabam bem. Incentivaria brincadeiras saudáveis dentro e fora do horário de trabalho, desde de que não atrapalhasse a produtividade e nem tirasse a atenção.

Em áreas de comércio e marketing a relação entre as pessoas é bem saudável, a maioria se conhece bem, se relaciona bem, as pessoas saem juntas, se divertem, mais, não é sempre assim. 

Penso que a construção civil é o ramo mais difícil para se trabalhar, talvez pelo grau de instrução da maioria dos colaboradores dessa área, sem preconceito algum, longe de mim, sou apaixonado por esta área. As pessoas que ali trabalham são mais secas, não gostam muito de brincadeiras, muito menos que seja chamado a atenção delas. A forma de tratamento entre os colaboradores é sempre a mesma na maioria dos casos, fria! 

Onde atuo hoje, acredito que seja uma exceção. Em 11 meses de trabalho, não presenciei nenhuma discussão sequer e muitas vezes as brincadeiras são pesadas, mais os colaboradores se entendem muito bem. Fora as brincadeiras que citei na maior parte do texto, Existe ajuda mútua e calor humano.

Peço aos leitores que incentive, não apenas a política de boa vizinhança, mais principalmente o carinho!
  
  


quarta-feira, 3 de julho de 2013

PLANILHA SIMPLIFICADA PARA CONTROLE DE FROTA







CLICK NO LINK PARA BAIXAR >>>>






Ótima planilha, já com as fórmulas que avisarão 1 mês antes do vencimento dos documentos que desejarem incluir na mesma.

Arquivo livre de vírus. A intenção aqui é ajudar ao próximo e não tentar prejudicá-lo. Desejo que volte sempre a visitar este blog!


segunda-feira, 1 de julho de 2013

COMPORTAMENTO SEGURO DURANTE MANIFESTAÇÕES

Com esse texto, busco levar informações com o foco na segurança para motoristas em geral e principalmente aos motoristas profissionais durante manifestações.

Boa leitura!

Participei de algumas manifestações de forma pacífica e observei as diferentes reações de diversos motoristas. Presenciei motoristas revoltados, assustados, desesperados, felizes. Alguns abandonavam seus veículos com medo, outros tentavam sair de perto dos manifestantes por canteiros centrais, um que mostrou uma arma para abrir passagem e até um motorista de ônibus que queria levar os passageiros ao seu destino e ir embora para sua casa a qualquer custo e o custo desse, quase terminou de forma trágica, ou para ele e seus passageiros ou para os manifestantes que insistiam em ficar na frente do mesmo. Por fim, acabou tudo bem!

Temos visto as diversas manifestações que estão acontecendo e como infelizmente a maioria está acabando, em guerra, em morte, em feridos... 

Senhores Motoristas, os veículos que vocês dirigem não são mais importantes do que suas vidas ou as de manifestantes, nossas famílias esperam a gente chegar sempre bem em nossos lares, agora cabe a frase "antes tarde do que nunca".

Mantenham a calma e tenham paciência, esse é passo mais importante.
Citarei algumas dicas que considero importante abaixo:

  • Se você for um dos primeiros a ser parado por manifestantes, tente conversar de forma amigável e concordando com tudo, normalmente quem está nessa linha de frente são os mais exaltados;
  • Aplauda, comemore junto e ao menos finja que está satisfeito com a atitude, com as reivindicações, desta forma os mais exaltados e os vândalos vão sentir que você está com eles e te deixarão em paz;
  • Se durante uma conversa com manifestantes, os mesmos não deixaram você seguir em frente, tente sair calmamente de ré;
  • Se você ficar no meio da manifestação, sem ter para onde ir, desça do veículo, aplauda, cante junto com eles, pule, de alguma forma, mostre sua satisfação;
  • Se você perceber que tem polícia por perto e está sentindo um clima tenso no ar, abandone seu veículo e procure um lugar seguro, de preferência longe.


Lembre-se, você é minoria e queremos que tudo acabe bem!