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A Consultoria em Segurança do Trabalho ZAGO é um projeto sobre o objetivo de um profissional prevencionista que ao longo de 7 anos de experiência, percebeu a NECESSIDADE da prestação de serviços em Segurança do Trabalho oferecendo:

E Qualidade - no atendimento às exigências dos clientes, das Leis e Normas Trabalhistas

E Eficácia - na implantação de procedimentos que atendam às necessidades do empregador e dos colaboradores

E Responsabilidade - no cumprimento de prazos, no atendimento às Leis, Normas e nas necessidades do CLIENTE


A seriedade deste projeto será o diferencial entre a Consultoria ZAGO e a concorrência.

Sua confiança será o incentivo para que a Consultoria ZAGO continue em frente e vença todos os desafios propostos!



quinta-feira, 15 de agosto de 2013

RISCOS DO BLOQUEIO INESPERADO DE VEÍCULOS POR RASTREADORES

Primeiramente gostaria de fazer um relato:

Esta semana ocorreu um acidente entre 3 veículos, sendo dois de grande porte e um pequeno (este, estava carregado de produtos químicos - cilindros de gases diversos). 

O caminhão que seguia a frente dos outros dois foi bloqueado pelo rastreador inesperadamente e com isso o mesmo perdeu a velocidade rapidamente. O caminhão de trás não conseguiu frear a tempo e bateu, e da mesma forma o veículo menor acabou colidindo também.

Bom, atualmente trabalho em uma transportadora, a mesma é a proprietária do veículo menor que colidiu por último. Temos rastreador em todos os veículos, mais diferente de muitos outros, o nosso não bloqueia o veículo sem que alguém determine que o mesmo deva ser bloqueado.

Tenho muitos relatos de colaboradores sobre o bloqueio inesperado de veículos em ruas, avenidas e rodovias com um fluxo muito grande de veículos. Isso sim é algo que deveríamos repensar e exigir das autoridades a proibição deste tipo de equipamento e/ou ocorrência.

Voltando a falar sobre o acidente que relatei acima, o motorista do veículo menor, que é meu colega de trabalho, é muito bom profissional e em 1 ano não tenho nada a falar contra ele, apenas a favor. É cauteloso, atencioso, detalhista e criterioso. Pensei comigo e analisei, e se ele tivesse mantido uma distância segura, conforme a lei determina, teria ele evitado o acidente?


ARTIGO 29 Capítulo III - DAS NORMAS GERAIS DE CIRCULAÇÃO E CONDUTA
O trânsito de veículos nas vias terrestres abertas à circulação obedecerá às seguintes normas:

II - o condutor deverá guardar distância de segurança lateral e frontal entre o seu e os demais veículos, bem como em relação ao bordo da pista, considerando-se, no momento, a velocidade e as condições do local, da circulação, do veículo e as condições climáticas;

Analisando com calma o acidente, conclui que ele não teria evitado. 

Este problema do rastreador, faz com que o veículo perca sua força motor rapidamente e a primeira reação de quem está na direção é apenas conduzir o veículos até que o mesmo pare ou tentar mudar de faixa e nestes casos o freio não é acionada e a luz do mesmo não acende. É tudo muito rápido.

Graças a Deus, não houve feridos graves, mais nosso colega de trabalho ficará de molho por algum tempo devido a uma lesão no joelho. 

Só nos resta pedir a Deus que nos proteja destas tecnologias inúteis e perigosas!







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