Derrapagem,
instabilidade em pista molhada e estouro são alguns riscos que o motorista pode
correr ao deixar de fazer a calibragem, alinhamento, balanceamento e rodízio
dos pneus.
É importante o motorista estar atento aos
prazos para fazer a calibragem, alinhamento, balanceamento e rodízio, entre
outros itens, pois mantém o pneu com a manutenção em dia e garante a
estabilidade do veículo. É preciso também respeitar o limite de segurança, já
que o desgaste máximo do pneu é de 1.6 mm de profundidade dos sulcos. Abaixo
dessa medida, passa a ser considerado "careca".
De acordo com a resolução 558/80 do CONTRAN trafegar com pneus com a banda de rodagem abaixo do limite é ilegal e
o veículo pode ser apreendido. O limite de segurança é indicado com ressaltos
na base dos sulcos. Os fabricantes de pneus alertam que o uso de pneus abaixo
do limite pode ocasionar aumento da propensão de derrapagens laterais, mesmo em
pista seca, grande instabilidade em pistas molhadas já que não dão drenagem
adequada de água e aumento do risco de estouros.
Assista esse vídeo com atenção.
- Pressão dos Pneus
Se a
pressão não é adequada para uma determinada carga, o pneu se deforma, a banda de
rodagem não se apoia corretamente no solo e nela aparecem desgastes
característicos.
A
baixa pressão pode ocasionar vários problemas que envolvem riscos de segurança:
- Aumento do desgaste geral dos pneus e dos ombros;
- Maior consumo de combustível;
- Perda de instabilidade em curvas;
- Direção pesada e perda da capacidade de manejo;
- Eventuais rachaduras na carcaça, na área dos
flancos, bolsa de separação entre lonas
e sob a rodagem, desagregação da rodagem;
- Deslocamento da carcaça;
- Aquecimento anormal;
- Desgaste prematuro dos terminais de direção.
Os
problemas de excesso de pressão são menores do que os da falta de pressão:
- Desgaste mais acentuado no centro da rodagem;
- Perda de estabilidade em curvas;
- Rachadura na base dos sulcos;
- Maior propensão a estouros por impacto;
- Veículo mais duro;
- A pressão dos pneus deve ser verificada com
frequência, principalmente antes de um trajeto de longa distância que exija
alta velocidade.
- SOBRECARGA
Quando
o peso aplicado sobre o pneu é maior que o especificado compromete
a quilometragem e aumenta os riscos de estouro ou alterações estruturais
importantes.
- DICAS GERAIS
Calibragem: Ajuda a evitar
vibrações e combater o desgaste precoce das peças os sistemas de suspensão e
direção dos pneus. O usuário deve seguir as instruções do fabricante do veículo
e observar a situação de carga (vazio ou máximo).
Dimensões irregulares: Não
usar pneus de modelo ou dimensões diferentes das recomendadas pelo fabricante,
para não reduzir a estabilidade e desgastar outros componentes da suspensão.
Fazer
rodízio dos pneus sempre com a ajuda de um especialista.
- A cada troca de pneu substituir a válvula.
- Utilizar lubrificantes e ferramentas adequadas para
a montagem (utilização de derivados de petróleo não é recomendada porque
danifica a borracha).
- Verificar o interior do pneu para certificar-se de
que pequenos objetos e resíduos não fiquem alojados dentro do pneu na montagem
para evitar o estouro da câmara de ar (Quando aplicável).
- Utilizar as rodas recomendadas para cada tamanho de
pneu.
- Rodas, aros e anéis devem ser periodicamente
inspecionados e limpos para maior segurança e evitar danos nos pneus.
- Respeitar o índice de carga máxima que o pneu pode
suportar isoladamente (veículo mais carga transportada).
ATENÇÃO
Nunca utilizar pneus REMOLDE na dianteira, isto serve para Veículos de todos os portes, incluindo motocicletas.
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