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segunda-feira, 17 de junho de 2013

DDS - Diálogo Diário de Segurança

Tema: CUIDADOS COM OS PNEUS


Derrapagem, instabilidade em pista molhada e estouro são alguns riscos que o motorista pode correr ao deixar de fazer a calibragem, alinhamento, balanceamento e rodízio dos pneus.
     É importante o motorista estar atento aos prazos para fazer a calibragem, alinhamento, balanceamento e rodízio, entre outros itens, pois mantém o pneu com a manutenção em dia e garante a estabilidade do veículo. É preciso também respeitar o limite de segurança, já que o desgaste máximo do pneu é de 1.6 mm de profundidade dos sulcos. Abaixo dessa medida, passa a ser considerado "careca".
     De acordo com a resolução 558/80 do CONTRAN  trafegar com pneus com a banda de rodagem abaixo do limite é ilegal e o veículo pode ser apreendido. O limite de segurança é indicado com ressaltos na base dos sulcos. Os fabricantes de pneus alertam que o uso de pneus abaixo do limite pode ocasionar aumento da propensão de derrapagens laterais, mesmo em pista seca, grande instabilidade em pistas molhadas já que não dão drenagem adequada de água e aumento do risco de estouros.
Assista esse vídeo com atenção.

- Pressão dos Pneus

Se a pressão não é adequada para uma determinada carga, o pneu se deforma, a banda de rodagem não se apoia corretamente no solo e nela aparecem desgastes característicos.
A baixa pressão pode ocasionar vários problemas que envolvem riscos de segurança:
Aumento do desgaste geral dos pneus e dos ombros;
- Maior consumo de combustível;
- Perda de instabilidade em curvas;
Direção pesada e perda da capacidade de manejo;
- Eventuais rachaduras na carcaça, na área dos flancos, bolsa de separação entre lonas e sob a rodagem, desagregação da rodagem;
- Deslocamento da carcaça;
- Aquecimento anormal;
- Desgaste prematuro dos terminais de direção.
Os problemas de excesso de pressão são menores do que os da falta de pressão:
- Desgaste mais acentuado no centro da rodagem;
- Perda de estabilidade em curvas;
- Rachadura na base dos sulcos;
- Maior propensão a estouros por impacto;
Veículo mais duro;
- A pressão dos pneus deve ser verificada com frequência, principalmente antes de um trajeto de longa distância que exija alta velocidade.

- SOBRECARGA
Quando o peso aplicado sobre o pneu é maior que o especificado compromete a quilometragem e aumenta os riscos de estouro ou alterações estruturais importantes.

- DICAS GERAIS
Calibragem: Ajuda a evitar vibrações e combater o desgaste precoce das peças os sistemas de suspensão e direção dos pneus. O usuário deve seguir as instruções do fabricante do veículo e observar a situação de carga (vazio ou máximo).
Dimensões irregulares: Não usar pneus de modelo ou dimensões diferentes das recomendadas pelo fabricante, para não reduzir a estabilidade e desgastar outros componentes da suspensão.
Fazer rodízio dos pneus sempre com a ajuda de um especialista.
- A cada troca de pneu substituir a válvula.
- Utilizar lubrificantes e ferramentas adequadas para a montagem (utilização de derivados de petróleo não é recomendada porque danifica a borracha).
Verificar o interior do pneu para certificar-se de que pequenos objetos e resíduos não fiquem alojados dentro do pneu na montagem para evitar o estouro da câmara de ar (Quando aplicável).
- Utilizar as rodas recomendadas para cada tamanho de pneu.
- Rodas, aros e anéis devem ser periodicamente inspecionados e limpos para maior segurança e evitar danos nos pneus.

Respeitar o índice de carga máxima que o pneu pode suportar isoladamente (veículo mais carga transportada).

ATENÇÃO

Nunca utilizar pneus REMOLDE na dianteira, isto serve para Veículos de todos os portes, incluindo motocicletas.


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