Tema: Riscos do Uso Inadequado de Fones de Ouvido
A música e sons altos próximos ao tímpano são uma agressão muito séria às chamadas células ciliadas, aquelas responsáveis por levar a informação sonora para o cérebro. Esse tipo de agressão danifica essas células e com o tempo essas fissuras e machucados podem diminuir a audição até chegar a sua perda completa. E como ainda não há tratamento para esse tipo de problema – não é possível reconstruir esses ‘tecidos auditivos’ – a pessoa pode passar anos sofrendo com os problemas relacionados com essa perda auditiva.
A perda de audição não é somente surdez completa. O zumbido crônico é um problema cada vez mais comum e interfere no padrão de sono, na concentração e, consequentemente, na qualidade de vida. Além disso, durante o processo de perda de audição, a comunicação vai sendo comprometida já que o indivíduo que usa fones em volumes muito altos começa a confundir frases e passa a não entender o que os outros falam. Com isso ela passa também a falar mais alto, se destacando (negativamente) em determinados ambientes.
Os problemas atingem principalmente jovens, uma população economicamente ativa que muitas vezes está procurando um espaço no mercado de trabalho. Comprometer a comunicação é sinônimo de piores notas acadêmicas e até mesmo a perda de vagas para outra pessoa que se comunique melhor.
Na altura que os jovens ouvem música, o ideal seria ficar com os fones no máximo por 15 minutos
Nenhum comentário:
Postar um comentário