"O número de motos em São Paulo mais que dobrou de 2001 a 2010, cresceu 118%. O avanço impressiona se comparado com o dos carros de passeio, que, no mesmo período, foi de 23,56%. A porcentagem de crescimento das motos foi cinco vezes maior do que a dos carros."
(Fonte UOL Notícias)
Informações obtidas através do site do Detran - SP, aponta que em Janeiro de 2008 eram 660.000 motos, em Abril de 2013 chegou a 973.000.
Não pretendo falar sobre os acidentes, que devido ao tempo que tenho como motociclista, teria que postar um e-book, mais gostaria sim de fazer algumas colocações e lembrar aos motoristas e motociclistas de algumas regras básicas de direção defensiva.
Aos motoristas quero ressaltar sobre a importância da seta. Quando você, motorista, está a 20 km/h no trânsito, em média, uma moto está a 50 km/h. O tempo para resposta de frenagem é curto e a maior parte das motos que circulam nas grandes capitais, não tem um sistema de freio eficaz, então, tenham um pouco de paciência e sinalizem com o máximo de antecedência possível para evitar colisões.
Prestem mais atenção nos espelhos retrovisores e tenham certeza de que não há nenhuma moto se aproximando, lembrem-se que a moto no trânsito, normalmente está bem mais rápida que seu veículo e pode não dar tempo do motociclista frear.
Nas próximas postagens citarei mais itens de atenção aos motoristas.
Aos motociclistas, primeiramente, quero falar sobre a velocidade nos corredores, não há necessidade de se matar por entre os carros e caminhões, dependendo do tombo, ele pode ocorrer apenas uma vez, você pode não ter a chance de cair e levantar, é apenas uma questão de NOÇÃO DE PERIGO.
Os índices mostram que a maior parte dos motociclistas que se acidentam são recém habilitados, se você não tem experiência no trânsito, evite duas situações:
- Não tente pilotar pelos corredores fazendo com que o trânsito entre motos não flua.
- Não pilote como se fosse um profissional das pistas, você ainda não conheçe os segredos do trânsito e provavelmente das vias por onde circula.
- Não esqueçam que moto precisa usar seta também e utilizar espelhos retrovisores. É muito importante que você tenha ciência do vem atrás de você no trânsito e que este que vem atrás tenha ciência do que você pretende fazer. Ninguém tem bola de cristal para adivinhar que você vai entrar a esquerda por exemplo.
Cada via ofereçe um risco diferente, procure primeiro conhecer estes perigos para depois você acelerar dentro do limite da mesma.
Abaixo descreverei uma experiência que tive.
"Em 2011, estive no Rio de Janeiro a trabalho. Em algumas ocasiões fui de moto.
Antes de tomar a decisão de fazer essa viagem, me informei com alguns cariocas que trabalhavam comigo sobre o trânsito e as informações foram claras e objetivas:
- Aqui não é São Paulo. Ninguém respeita motociclista e muito menos tem medo deles. Todo cuidado é pouco!
Agora eu digo a vocês, passei por 3 Estados pilotando moto e em cada um existem as regras locais."
Antes de tomar a decisão de fazer essa viagem, me informei com alguns cariocas que trabalhavam comigo sobre o trânsito e as informações foram claras e objetivas:
- Aqui não é São Paulo. Ninguém respeita motociclista e muito menos tem medo deles. Todo cuidado é pouco!
Agora eu digo a vocês, passei por 3 Estados pilotando moto e em cada um existem as regras locais."
Em São Paulo, muitos reclamam do desrespeito de motoristas com os motociclistas, mas, levantem as mãos para o céu e agradeçam, estamos no paraíso e somos respeitados na maior parte do tempo.
Para Profissionais Prevencionistas ou Palestrantes em geral, tenho o material sobre direção defensiva para motociclistas, motoristas e motoristas profissionais (Transporte de produtos perigosos) já em PPT. Solicite um orçamento.
Diogo Garcia Zago
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